Busca

LEGO MonsteR

mês

maio 2015

“My name is Max. My world is fire and blood.”

Ainda na onda do filme Mad Max: Fury Road o mestre em criações de hot rods Calin criou sua versão para os carros v8 mais tunados do cinema. Suas versões são super detalhistas e compreendem vários aspectos do filme. A fotografia também é um ponto positivo de sua apresentação. E vocês já foram ver o filme?

Mad Max: Fury Road

Um dos filmes mais sensacionais que já vi foi com certeza esse Mad Max, do início ao fim são duas horas e meia de muita ação, explosão, loucuras, intrigas, personagens icônicos, frases marcantes e carros muito, muito loucos!!! E, lógido que não há nada melhor do que representar toda essa ação e adrenalina vistas no telão com as nossas peças maravilhosas. O LEGO Will aproveitou esse hype e criou vários dos carros icônicos que poderão ser conferidos no seu Flickr e aqui também!

História

Bem, para começar um blog pra falar sobre uma das minhas maiores paixões, e do único brinquedo que me fez aplicar toda a imaginação que pude, é preciso falar um pouco da história dele na minha vida.

Quando fiz meu aniversário de 7 anos ganhei meu primeiro brinquedo que fez mudar meu mundo de imaginação e me tirar um pouco dos livros. Como eu era um pouco mais velho que meus irmãos, as brincadeiras eram um pouco diferentes, e por isso, só de poder exteriorizar um pouco do que eu gostava já era demais pra mim.

Abaixo a imagem do primeiro lego que tive, acompanhe:

6375 – Trans Air Carrier

Esse amigo da criatividade já foi uma vez um super avião de transporte de encomendas com dois carros de transporte e dois minifigs, sendo esses um Piloto e um Hardworker. Havia uma abertura traseira para inserir os pacotes pelo pack-lifter e um carro de transporte menor.  Com esse pequeno avião já fiz muitas outros MOCs que me renderam bons anos de criação.

Hoje, 22 anos  e alguns dias depois, me fez abrir uma caixa antiga de LEGO e histórias onde pude montar meu tão antigo amigo de imaginação. E aqui está ele (ou o que sobrou dele).

LEGO 6375 - 23 Anos depois

Logicamente não tenho mais todas as peças, mas as que sobraram e com leves adaptações para montagem me fizeram ter hoje uma das lembranças mais gostosas que poderia, um velho amigo criado com sucesso.

E à partir de agora, poderão ver algumas das minhas criações, compras e adaptações encontradas pela minha história e dia-à-dia no mundo dos blocos.

Enjoy!

A criatividade não morreu!

Fico impressionado quando tenho acesso à esse mundo de criatividade que as crianças nos mostram, e nesse vídeo de apenas dois minutos me fizeram sentir água nos olhos e felicidade no coração. Esse grande monstro foi domado por dois minutos de criatividade pura e muita diversão apresentada nesse simples vídeo. Parabéns ao Rogier Wieland pela criação.

Pra quem quiser acompanhar o making of desse vídeo, ele segue logo abaixo!

1º Desafio de Sumô da LUGBrasil

Como é do conhecimento da maioria, estamos cada vez mais participando de projetos como FLL, ROBOCore e OBR como juízes nas mais variadas categorias. Essa parceria veio trazendo muito aprendizado e principalmente boas ideias para poder aumentar o nosso espaço e conhecimento no mercado. Após várias análises, discussóes e revisões finalizamos as regras para o nosso primeiro evento de sumô nas exposições. Venho então com muito carinho lhes apresentar o 1º LUG Brasil SUMOT – ROBOT COMBAT!

Preparem os seus robôs autônomos, suas estratégias de ataque e tragam toda sua concentração pois o evento vai começar!!

Regra oficial do combate está disponível aqui.

Abraços a todos e um obrigado especial aos co-elaboradores do projeto: Wagner Cavalli, Guilherme Constantino (guillermo) e Adriano Machado.

 

Como organizar as peças e blocos LEGO? – Parte 2

Para continuar o nosso papo sobre armazenamento e organização de nossas peças em LEGO é necessário dividir em algumas partes, e nessa primeira delas iremos discutir sobre  como construir a solução mais adequada para você, portanto primeiramente devemos aplicar o que eu chamo de “Teoria do Caos das Peças”.

A “Teoria do Caos da Peças” deve-se ao entendimento que “todas as peças estão organizadas de sua forma em seu ambiente e se manterão assim até sofrerem um distúrbio, e assim, uma nova organização será mantida – 2015 – Lima, Guilherme”.

Baseados nesse entendimento precisamos organizar o nosso ambiente e para tal precisamos saber dividir o nosso caos em três etapas de organização.

  1. Espaço: É necessário que seja feita a observação do espaço disponível para o armazenamento das peças baseados em três pontos, espaço disponível, espaço futuro e periculosidade.

Espaço disponível: Qual é o espaço que você tem disponível para organização? um armário, algumas gavetas, uma parede inteira ou um quarto separado? Defina o espaço disponível para que possa avançar para o segundo passo.

Espaço futuro: Nesse momento é importante lembrar que você precisará armazenar todas as suas peças existentes e precisará de pelo menos mais 20% de espaço. Acredite uma vez que é iniciada a organização, novas necessidades de separação aparecerão!

Periculosidade: Sim existe um fator periculosidade para a organização! Devemos lembrar que as peças devem ficar longe do sol, umidade, temperaturas altas, umidade, animais e alguns casos crianças (se você não quiser deixá-las com acesso).

Para dar algumas ideias sobre espaço, abaixo estão algumas fotos de organizações realizadas por várias pessoas, colecionadores ou não e suas formas variadas de armazenamento.

 

Armazenamento com gavetas específicas para cada tipo de peças
Armazenamento utilizando várias gavetinhas para cada tipo de peça e com uma legenda visual na frente 😉
Caixa com armazenamento para cada tipo de peças
Caixas, gavetas e módulos para armazenamento
Gavetas, bem organizadas por tipos de peças

Aguardem, na semana que vem tem mais!

 

Como organizar as peças e blocos LEGO? – Parte 1

Quando era criança durante muitos anos tive as minhas peças LEGO em apenas uma caixa, geralmente de papelão de algum sapato grande e que pudesse suportar todos os meus sets com todas as minhas peças confortavelmente misturadas umas às outras. Lembro-me bem que a cada novo set comprado, eu demorava ainda alguns dias pra tomar coragem de desmontá-los e misturá-los à minha bagunça organizada. Infelizmente por ser de papelão era possível que as peças pequenas acabassem caindo por entre as dobras da caixa e porventura caíssem e se perdessem ao chão. Outro problema que minha mãe sempre reclamava era o barulho que eu fazia ao ficar procurando pelas peças, era um barulho interminável e deveras incômodo.

Quando fiquei mais velho e passei a me interessar por LEGO Technic me senti na necessidade de separá-las das peças System. Essa necessidade me ajudava a encontrar mais facilmente o que precisava para qualquer MOC que estava em andamento. Como vi que esse sistema de organização funcionava, novas caixas (caixas organizadoras bioprátika – http://www.pleion.com.br/) foram compradas, dessa vez duas caixas de plástico com tampas e que fossem hermeticamente fechadas para evitar a perda de peças.

biopratika

Quanto mais crescia o meu parque de peças Technic, novas idéias surgiram. Por que não separar as peças maiores das menores? Sim! isso ajudou muito durante alguns anos, finalmente os axles estavam separados dos beams e o meu tempo de procura pelas peças diminuíram. Só que ainda não estava satisfatório pois eu andava muito com minhas caixas entre viagens e gostaria de ter uma forma mais prática de levá-las. Comprei então algumas caixas de transporte com sistema de separação por cartões plásticos (Nitron – http://www.nitronplast.com.br/produtos.php?nome=MALETA%20COM%20DIVIS%D3RIAS%20M%D3VEIS&categoria=organizacao). Era uma solução simples e que finalmente me deixava separar bem as peças entre si e que poderia suportar os diferentes tamanhos das peças que possuía. E melhor ainda, se adaptavam de acordo com o tamanho das peças e como eu separava os cartões pela caixas.

Com minhas constantes compras por System novamente algumas peças precisavam ser separadas por cor/tipo utilidade e por isso algumas caixas novas (box organizador plus 34,5 x 49 x 6,5 cm – http://www.paramountplasticos.com.br/ ) foram adquiridas e com o tempo várias delas formam o meu time de organização. Diferentemente da organização que vemos na Europa e Estados Unidos onde todos montam suas mesas com gabinetes (ou vários deles) organizados, tive que adaptar a minha realidade, que era a falta de espaço e a necessidade de organização. Baseado nessas premissas, cheguei a seguinte solução, comprar caixas organizadoras baratas e que pudessem armazenar separadamente minhas peças de acordo com sua cor, tipo e funcionalidade. Sendo assim tenho hoje algumas caixas dedicadas para Bricks, Modified Bricks, Plates/Modified plates/Tiles, Hinges/Wedges, Utilities, Slopes/Inverted Slopes, Lights e Minifig Accessories. Nessa nova forma de organização consegui colocar tudo o que possuo em um ambiente razoavelmente pequeno e organizado.

A minha solução foi baseada no meu momento, na minha necessidade mas nada impede que você faça um pouco diferente ou totalmente diferente, que tal vermos então o que é possível fazer? Abaixo uma foto de como está hoje em dia em uma entrevista que dei há poucos meses atrás.

Aguarde a segunda parte para entender mais sobre esse assunto tão discutido entre os construtores LEGO!

Robôs sonham com ovelhas elétricas?

 

Um dos clássicos dos anos 80/90 com certeza é o Blade Runner, pessoalmente achei um filme chato, lento e cheio de barrigadas naquele ambiente futurístico, caótico e bem perturbado. Apesar de todos esses problemas de roteiro existiram excelentes construções que nos remetem boas representações até hoje assim como essa patrulha policial super bacana. Essa obra é do LEGOLIZE IT MAN e merece destaque aqui!

Bonsai da serenidade

Pra começar uma semana é necessário juntar todas as energias do fim de semana e canalizá-las em uma única força maior, a paz. E nada mais bonito que esse excelente MOC do Powerpig. Bela construção, parabéns!

Blog no WordPress.com.

Acima ↑